Os segredos dos pequenos negócios para competirem com as grandes empresas.

Todos os pequenos empresários têm um problema em comum: como competir com as grandes lojas localizadas na mesma região que o seu negócio? Mesmo que os seus produtos ou serviços sejam únicos, exclusivos e especiais, pode ser difícil conseguir destacar-se. Hoje vamos analisar alguns dos segredos dos pequenos negócios para competir com as grandes marcas!

Antes de explorarmos quais os segredos dos pequenos negócios é importante analisarmos as grandes empresas: perceber que estas conseguem criar oportunidades e oferecer benefícios que as pequenas empresas não conseguem replicar — atraem clientes com variadas opções de produtos e políticas de devolução generosas. Têm programas de fidelidade impressionantes e as próprias linhas de crédito. Sem mencionar os altos investimentos em publicidade e em campanhas de marketing.

Mas aqui está o ponto principal: a concorrência existe, é inevitável e é algo que deve superar para que a sua empresa prospere.

 

4 passos para competir com as grandes empresas 

Com este objetivo em mente, vamos analisar quatro modos para que consiga entrar na corrida contra as grandes superfícies, e quais os segredos que o podem ajudar a vencer.

 

1. Garanta que é fácil encontrar o seu negócio.
2. Intensifique o seu email marketing.
3. Ouça os seus clientes.
4. Oriente a sua publicidade.
 

Pronto para vencer a corrida? Vamos começar.

 

1. Garanta que é fácil encontrar o seu negócio.

O primeiro passo para competir com as grandes empresas é garantir que os seus clientes o encontram. É essencial que dedique tempo para aumentar a sua presença online local de forma a que as pessoas o encontrem facilmente. Enquanto que os clientes que moram na zona do seu negócio provavelmente já sabem que ele existe, devemos começar a considerar os que acabam de chegar e aqueles que estão apenas de passagem, de forma a impulsionarmos o negócio.

 

Quando alguém faz uma pesquisa no Google relacionada com a sua área de negócio, é uma oportunidade perdida se a sua empresa não estiver representada!

A maneira mais fácil de ajudar a Internet e as pessoas a conhecerem o seu negócio é concentrar-se em melhorar a sua presença local no SEO.

O SEO local é uma simples estratégia de marketing que posiciona a sua empresa nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Assim, as pessoas vão encontrá-lo no momento exato em que precisam de si — e melhor ainda, quando desejam comprar alguma coisa. O SEO tradicional pode levar meses para ser construído, porque é preciso muito conteúdo para escrever e construir uma reputação online.

Como pode melhorar a sua presença local no SEO?

Adicione um Schema ao seu website.

O que são Schemas? Em suma, são um pouco de código extra que explica aos mecanismos de pesquisa a forma como descreve o seu website e a sua empresa. Com uma escrita bem direcionada e organizada, o Google vai seguramente incluí-lo nos resultados das pesquisas feitas por pessoas que procurem empresas relacionadas com a sua.

Mas o SEO local não termina aí. Deverá ainda enviar os dados da sua empresa para o máximo de diretórios online, como o Yelp e outros sites de críticas online. Quanto mais links seus existirem noutros locais da internet, a direcionarem pessoas para o seu website, mais contribuirá para o seu SEO.

Se esta conversa tecnológica o assustar, pode consultar-nos para saber mais sobre os serviços que temos disponíveis para otimizar o SEO local do seu negócio. Existem ainda outras formas de trabalhar o SEO do seu website: crie um blog e dedique-se à criação de conteúdos, e maximize o seu perfil do Google Maps e do Google My Business.

Nota: não tem disponibilidade para melhorar os seus resultados de pesquisa local? A Digy está aqui para o ajudar! Contacte-nos e saiba mais.

2. Intensifique o seu email marketing

O segundo segredo para competir com as grandes empresas é melhorar email marketing do seu negócio. Apesar de as grandes empresas também usaram este tipo de abordagem, esta vai ser a sua oportunidade de ser melhor que elas. A sua estratégia deve enfatizar o que o torna único e a localização.

Personalize e localize

Se o seu negócio já possui uma lista de contactos, faça uma pesquisa: pergunte que tipo de notícias e promoções os seus clientes gostam de receber. Pergunte quais os interesses deles e ofereça a oportunidade para que partilhem opiniões ou sugestão — os seus clientes podem ter ótimas ideias! Após reunir estas respostas, organize com base nelas a sua lista de contactos para que possa começar a enviar emails direcionados, mais eficazes.

Quando os seus contactos recebem e-mails personalizados, vai aumentar o envolvimento deles com a sua marca, e diminui a probabilidade de que cancelem a subscrição.

Quando as pessoas se inscrevem na sua lista de e-mails, é porque esperam receber notícias da sua marca. Seja criativo com o conteúdo do seu email e tente escrever para o seu cliente, com todos os benefícios em mente.

Enquanto as grandes empresas anunciam de uma forma massiva, o seu negócio vai poder falar sobre a comunidade e sobre como a sua marca é única. Existem eventos locais que deva divulgar? Alguma notícia local relacionada com a sua marca? Certifique-se sempre que mantém a relevância nos assuntos que escolhe.

O email marketing é uma estratégia simples que todas as empresas devem implementar!

 

3. Ouça os seus clientes

Acima analisamos algumas perguntas que pode fazer aos seus clientes de forma a saber qual o tipo de conteúdo que eles gostam de receber. Este feedback é importante para que possa personalizar o seu marketing, mas a perceção do cliente é outro segredo que pode ajudá-lo a competir contra grandes empresas. Receber o feedback do cliente é algo que as grandes empresas têm dificuldade em fazer devido ao seu público em massa.

Quando o seu negócio faz um esforço extra para oferecer um serviço especial ao cliente, quando garante um excelente apoio ao cliente, a sua marca destaca-se.

Qualquer cliente adora sentir-se especial, e se o seu negócio pode conseguir isso, vai seguramente conseguir um cliente por um longo período de tempo. E não só estará a aumentar a sua lista de clientes recorrentes, mas vai ainda originar fidelização com o seu negócio. Estes clientes serão mais propensos a falar sobre o seu negócio, pelo que os deve manter satisfeitos e não deve perder nunca a oportunidade de os ouvir.

 

4. Oriente a sua publicidade

Enquanto pequeno negócio, ou negócio local, deve concentrar-se em orientar a sua publicidade e campanhas de marketing da mesma forma — localmente. Embora possa parecer útil uma abordagem publicitária mais ampla que possa aumentar o reconhecimento da marca, ela deixa de ser útil ao atrair clientes que não têm interesse em adquirir os seus serviços ou produtos.

Deve direcionar todas as ações de marketing e publicidade para os clientes localizados na mesma zona que a do seu negócio.

Os anúncios do Facebook são também uma maneira incrível de segmentar o seu público, graças às opções disponíveis na criação de anúncios. Pode segmentar geograficamente, por local, para que apenas aqueles dentro de um raio específico possam ver o seu anúncio. Os anúncios no Facebook são ainda relativamente baratos em comparação com outras opções, já que 5.00€ a 10.00€ podem trazer excelentes resultados.

Outra forma de controlar a sua publicidade é através do Google Ads. A publicidade nos grandes mecanismos de pesquisa permite a criação de campanhas publicitárias muito segmentadas. E do ponto de vista de uma pequena empresa, são também bastante acessíveis de implementar.

 

Domine o seu nicho

Ser uma pequena empresa pode ter algumas desvantagens quando comparada às grandes empresas, mas há muitas maneiras de se conseguir destacar. Quanto maior a empresa, a marca ou a loja, são mais os clientes que começam a se transformar em números, em vez de serem vistos como pessoas reais com problemas e expectativas. O seu negócio, enquanto pequena empresa, tem a oportunidade de atender às necessidades das pessoas em primeira mão.

O seu negócio tem o poder de ir mais além e fazer com que as pessoas se sintam especiais, originando clientes satisfeitos, entusiasmados em recorrer à sua marca novamente.

As grandes empresas por norma tentam ser tudo para todos, mas o seu negócio tem a oportunidade de responder individualmente às necessidades e requisitos dos clientes, e de assim dominar o seu nicho.

Se tiver a intenção de permanecer como negócio local, garanta que facilita a localização do seu negócio, que promove a exclusividade e qualidade dos seus serviços ou produtos e que mantém um atendimento ao cliente incrível, e em breve terá uma legião de fantásticos clientes.

1 Points


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *